Convenção anima colecionadores de Hot Wheels





Cerca de 20.000 pessoas participaram nesse final de semana da segunda Convenção Nacional de Colecionadores de Hot Wheels, promovida em São Paulo pela marca de brinquedos Mattel. O evento, realizado num amplo espaço do Shopping Eldorado, contou com a participação de 140 colecionadores mostraram suas miniaturas, além de dois carros, estes em tamanho real: O Fiat Punto vencedor do concurso cultural 1:1 que a marca de brinquedos realizou no ano passado em comemoração aos 40 anos da Hot Wheels, e o Peugeot 307 da equipe de Stock Car Hot Wheels Racing, pilotado pelo veterano Chico Serra.

Mas, não foi só isso. A grande estrela do evento foi mesmo o Designer Larry Wood. Assim como o piloto, Larry esteve presente no espaço por duas vezes em cada dia do evento, tirando fotos ao lado de colecionadores, autografando objetos (livros, camisetas e até caixas enormes de carrinhos) levados por cada um entrava na fila, mas principalmente uma das 7.000 unidades do A-OK (foto abaixo) que a Hot Wheels fez exclusivamente para distribuir aos expositores, e que também poderiam ser compradas no local.

No domingo (18/07), segundo e último dia da Convenção, Larry Wood fez uma apresentação para colecionadores e jornalistas numa sala de cinema do Shopping, com direito à tradução simultânea e perguntas enviadas pela platéia. Na ocasião, o Designer discursou por cerca de 40 minutos, enquanto mostrava por meio de slides um pouco de sua rotina na empresa, como tudo começou e as principais etapas para a fabricação de miniaturas e sua própria garagem. Entre um slide e outro, todos os presentes se empolgaram ao saber peculiaridades do também conhecido “Mr. Hot Wheels”, entre elas:

  • Purple Passion, seu modelo favorito, foi o responsável por mudar o posicionamento da HW em relação ao seu público final; O que antes era pensado apenas para crianças, agora também teria os adultos como alvos.
  • Desde 1968, mais de quatro bilhões de carrinhos já foram produzidos;
  • O Designer se interessou por alguns carros que viu rodando aqui no Brasil, só não disse quais;

Veja um trecho da apresentação de Larry:



Como já anunciado no final de março pelo site Hot Wheels Collectors, Larry Wood está se aposentando nesse ano, mas não demonstrou qualquer preocupação com isso. Chegou a dizer que “a Hot Wheels não precisa dele” para existir, e que o time de Designers que atua ao seu lado é bom o suficiente para continuar produzindo grandes miniaturas. Mas, antes de pendurar as chuteiras, Larry deu a entender que trará grandes surpresas a nós, colecionadores.

Em síntese, a boa organização do evento e a empolgação de todos os que visitaram a Convenção no sábado e domingo, fizeram desta uma das melhores oportunidades de contato entre a fabricante de miniaturas e seus fiéis clientes. Certamente, tudo também só foi possível devido à crescente participação do mercado brasileiro na venda de Hot Wheels, já que hoje o país só perde para os Estados Unidos em quantidade de carrinhos vendidos. Resta agora torcer para que a terceira edição do evento ocorra no ano que vem, novas coleções realmente venham pra cá e os preços, claro, sejam competitivos.


Enquanto isso, nos Bastidores...

- Problema quase comum em todos os encontros de colecionadores realizados nos shoppings, a venda de miniaturas entre expositores e aos visitantes da Convenção deu muita dor de cabeça aos organizadores do evento. À princípio, a Administração do Shopping Eldorado pretendia vetar até a comercialização da miniatura exclusiva do evento (que custava R$ 30), alegando que isso tiraria clientes das lojas de brinquedos.

No entanto, tudo ficou do mesmo jeito: Alguns expositores vendiam suas miniaturas sem qualquer disfarce, outros até falavam os preços em voz baixa e houve puxões de orelha do Staff naqueles que insistiam em fazer da Convenção uma verdadeira feirinha.

- Por falar em feira, a Volkswagen realizou um Feirão no estacionamento desse mesmo Shopping e contribuiu indiretamente para incrementar as visitas ao espaço da Hot Wheels. Enquanto pais choravam por bons preços na tenda da Volks, seus filhos faziam a festa lá dentro.

- Enquanto muitos se preparavam para expor seus carrinhos e o espaço da HW ainda estava fechado ao público, um grande estrondo assustou quem passava por lá no domingo. Tudo porque uma escada rolante travou e deu a todos a percepção de que o incidente pudesse ser mais grave. Não custa lembrar que o Eldorado ficou famoso anos atrás, quando um pedaço do teto caiu sobre clientes anos atrás, ferindo-os gravemente.

- O A-OK feito pela Mattel apenas para a Convenção brasileira, não parece ter sido tão exclusivo assim. Segundo o blog T-Hunted!, do colaborador Douglas Fernandes, a mesma mini foi fruto de muita discussão nos EUA, já que parece ter sido vendida com outra cor aos sócios do Red Line Club, e na época foi anunciado que ela teria chassi cromado e interior preto, mas na prática surgiu com menos detalhes e (!) solto dentro da embalagem.

Related Posts with Thumbnails